A indústria siderúrgica é uma importante fornecedora de insumos para diversos outros setores da indústria de transformação, bem como para a construção civil.
É crescente a atuação de engenheiros químicos na indústria siderúrgica. Dentro desse setor, o engenheiro trabalha na otimização de processos buscando maneiras para aumentar a eficiência e, consequentemente melhorar o aproveitamento das matérias-primas e dos resíduos gerados.
A siderurgia é um segmento da metalurgia, onde ocorre a fabricação e tratamento do aço e do ferro fundido. O aço é uma liga formada de ferro e carbono e a sua produção pode ser dividida em quatro etapas principais:
Preparação da carga: O minério e o carvão são previamente preparados para melhoria do rendimento e economia do processo. O minério é transformado em pelotas, sínter ou grânulos e o carvão é processado na coqueria para obtenção do coque.
Redução: nessa etapa, o coque e o minério de ferro são submetidos ao forno de tratamento térmico. No processo de redução, o ferro se liquefaz e é chamado de ferro gusa ou ferro de primeira fusão. Após a etapa de redução, o ferro gusa é levado para a aciaria, ainda em estado líquido, para ser transformado em aço.
Refino: o ferro gusa é transformado em aço nos fornos. O aço é então solidificado, cortado e enviado para a laminação.
Laminação: essa é uma etapa de conformação mecânica onde o material é processado (deformado mecanicamente) por equipamentos chamados laminadores e transformado em diversos produtos siderúrgicos.
E o que faz um Engenheiro Químico?
O engenheiro químico lida com matérias-primas e substâncias químicas, com a transformação e as alterações físico-químicas destas matérias-primas; tendo como objetivo tornar os processos industriais mais eficientes, sendo um profissional indispensável no processo produtivo.
Como engenheiro químico, você será responsável por conceber, executar e supervisionar todos os processos de transformação de matérias-primas em produtos, trabalhando junto da indústria para criar produtos que atendam as necessidades de todos os setores da sociedade, além de contribuir para o desenvolvimento do país.
E aí, você quer saber mais sobre esse e vários outros processos industriais? Venha estudar Engenharia Química na Univiçosa!
Escrito por: Prof. Lidiane Faria Santos (Engenharia Química – UNIVIÇOSA).
Ei, quer receber conteúdos exclusivos da Univiçosa? clique aqui!
O perfil do profissional de Engenharia Química
Saiba tudo sobre o curso de Engenharia Química!
5 motivos para fazer Engenharia Química na UNIVIÇOSA!
10 curiosidades sobre a carreira em Engenharia Química
Como definir e cumprir metas? Aprenda!
Quais as habilidades de um Engenheiro Químico?
10 passos para ter um perfil mais relevante no LinkedIn!
8 dicas para se preparar para uma entrevista de estágio!
Ex-aluna do curso de Engenharia Química é aprovada com bolsa de doutorado em Portugal