Você gosta ou tem interesse pela área da Química, mas não sabe se é a escolha certa para você? Neste blogpost, vamos te mostrar as características fundamentais do profissional de Engenharia Química, além de várias curiosidades e mercado de trabalho!
O Engenheiro Químico é o profissional responsável por planejar, gerenciar e controlar indústrias químicas. Tem amplo conhecimento sobre os processos industriais, tornando-os mais eficientes e seguros.
Mas, como saber se eu tenho o perfil ideal para essa profissão? Confira abaixo!
O perfil do profissional
Geralmente, o profissional da Química, é bem analítico, tem um pensamento lógico e um senso prático. Existem outras características que também são corriqueiras aos engenheiros químicos, como:
1 – Interesse pelos números
A graduação em Engenharia Química conta com diversas disciplinas da área de Exatas, portanto, ter interesse pelas Ciências Exatas é um diferencial que indica que o seu caminho são as engenharias!
2 – Identificação, solução de problemas e criatividade
O engenheiro químico, ao longo da graduação, é treinado para avaliar diferentes opções e buscar por melhores soluções para determinados problemas. Se você é daqueles que gosta de propor soluções para tudo, vai se identificar muito com essa área.
Outra característica interessante desse profissional é, sem dúvidas, seu senso criativo. Engana-se quem pensa que um engenheiro só se preocupa com números, cálculos ou pensamentos lógicos, pelo contrário. Ser criativo faz toda diferença. Através da criatividade, um engenheiro será capaz de inovar e criar produtos ou fórmulas únicas, contribuindo para o desenvolvimento.
3 – Ser atento aos detalhes
O engenheiro lida diariamente com diversos processos complexos, logo, ser atento é uma característica importante para quem quer se tornar um engenheiro. Ser concentrado e comprometido com o trabalho ajudará a manter a segurança do local, afinal, o engenheiro químico lida com diversas substâncias e locais de risco.
4 – Trabalho em equipe
O engenheiro é aquele profissional que, em boa parte das vezes, estará trabalhando rodeado de pessoas, afinal, é um trabalho que envolve muitas pesquisas. Saber trabalhar em equipe e se relacionar bem com as pessoas é uma característica fundamental para obter sucesso na profissão.
5 – Gostar de estudar e de se atualizar
A cada dia novas tecnologias surgem, o mundo está sempre em transformação, por isso, o engenheiro químico deve ser aquele que está sempre em busca de novidades e estudos na área.
Desta forma, contribuirá ativamente para a modernização e para o surgimento de novas pesquisas ou processos de produção.
Para além de todas estas características, o bom profissional da Engenharia Química é aquele que está sempre buscando por inovações, tem interesse pelos números, é detalhista, curioso e comunicativo, além de ser um profissional dinâmico e organizado. Na faculdade, encontrará disciplinas de Matemática, Física, Química e muito mais!
E o que faz um Engenheiro Químico?
O engenheiro químico lida com matérias-primas e substâncias químicas, com a transformação e as alterações físico-químicas destas matérias-primas; tendo como objetivo tornar os processos industriais mais eficientes, sendo um profissional indispensável no processo produtivo.
Como engenheiro químico, você será responsável por conceber, executar e supervisionar todos os processos de transformação de matérias-primas em produtos, trabalhando junto da indústria para criar produtos que atendam as necessidades de todos os setores da sociedade, além de contribuir para o desenvolvimento do país.
É o Engenheiro Químico responsável por transformar petróleo em plástico, além de realizar o refino de combustíveis.
O profissional da área é responsável, também, por pesquisar processos de fermentação eficientes na conservação de determinados alimentos, buscar por substâncias que sejam eficazes no combate de doenças, realizar o controle de qualidade de produtos, e muito mais! Entre as diversas áreas de atuação dos engenheiros químicos, podemos destacar:
- Elaborar projetos, instalar, operar e controlar indústrias de qualquer porte;
- Otimizar os processos industriais e desenvolver novos processos de transformações físico-químicas;
- Projetar novas indústrias;
- Atuar na gestão da qualidade e de pessoas;
- Atuar na docência e em pesquisas.
O Engenheiro Químico pode atuar em indústrias químicas e petroquímicas, cosméticos, alimentícia, farmacêutica, papel e celulose, fertilizantes e muitas outras. Sensacional, né?!
Mercado de Trabalho e Faixa Salarial
O mercado de trabalho para o Engenheiro Químico é muito amplo e promissor. Toda indústria necessita deste profissional, que atua principalmente, nas indústrias petroquímicas, farmacêuticas, alimentícias, siderúrgicas, sucroalcooleiras, de materiais de construção, de papel e celulose e de cosméticos.
A média salarial para o profissional da Engenharia Química também é alta, iniciando em R$ 6 mil reais, podendo atingir os R$ 15 mil reais mensais.
Ei, quer receber conteúdos exclusivos da Univiçosa? clique aqui!
Saiba tudo sobre o curso de Engenharia Química!
5 motivos para fazer Engenharia Química na UNIVIÇOSA!
10 curiosidades sobre a carreira em Engenharia Química
Como definir e cumprir metas? Aprenda!
Quais as habilidades de um Engenheiro Químico?
10 passos para ter um perfil mais relevante no LinkedIn!
8 dicas para se preparar para uma entrevista de estágio!
Ex-aluna do curso de Engenharia Química é aprovada com bolsa de doutorado em Portugal