O Engenheiro Ambiental é o profissional responsável por controlar, monitorar e desenvolver técnicas que reduzam os impactos negativos ao meio ambiente associados a uma produção otimizada.
O curso de Engenharia Ambiental da UNIVIÇOSA forma engenheiros competentes, com o objetivo de preparar o profissional para desempenhar funções técnicas inerentes ao planejamento e gerenciamento de recursos naturais, além de processos como biorremediação de solos degradados, tratamento de efluentes, prevenção e recuperação de processos erosivos.
Confira 7 características e curiosidades fundamentais do profissional desta área!
1 – Interesse ambiental
Se você tem forte interesse pelas causas ambientais e gostaria de atuar no desenvolvimento e aplicação de tecnologias para reduzir os impactos causados pela ação do homem, então esse curso foi feito para você!
Como engenheiro ambiental, você poderá trabalhar não só para tratar o dano como para evitá-lo, atuando, assim, na recuperação de rios e do solo e de quaisquer ambientes contaminados, sendo fundamental para a manutenção da qualidade da água, do solo e do ar!
2 – Várias áreas de atuação no mercado de trabalho
Existem algumas algumas grandes áreas nas quais o engenheiro ambiental poderá trabalhar, portanto, encontre aquela que mais desperte o seu interesse, sendo elas: Gestão Ambiental, Geotecnia Ambiental, Recursos Hídricos, Tecnologia Ambiental, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Avaliação de Impactos Ambientais, Tratamento de Efluentes, Tratamento e Abastecimento de Água., Recuperação de Áreas Degradadas, entre outras.
Dentro destas grandes áreas, você, futuro engenheiro ambiental, desempenhará diversas atividades, dentre elas: realização de planejamento ambiental, recursos hídricos, estudos e planejamentos de impactos ambientais, gerenciamento de questões ambientais de empresas, indústrias e demais serviços, esgoto, tratamento de água, aterros sanitários, projetos e desenvolvimento de fontes de energia renovável, produção de biodiesel, dentre outros. Sendo assim, o engenheiro ambiental é de extrema importância para o desenvolvimento, contribuindo ativamente para a melhoria das condições ambientais, o que impacta diretamente na qualidade de vida de todas as pessoas!
3 – Boas oportunidades de emprego na área
Por ser uma área em crescente expansão, existem muitas oportunidades incríveis de trabalho para o engenheiro ambiental, seja no Brasil ou no exterior. Segundo pesquisas, a profissão do engenheiro está entre as que mais cresce em nosso mercado. A pesquisa ‘As profissões que mais vão crescer até 2023’ desenvolvida pela revista Época, mostrou que a profissão de Engenheiro Ambiental está entre as profissões mais dinâmicas e valorizadas no mercado de trabalho para os próximos anos!
O engenheiro poderá trabalhar em indústrias ou empresas privadas como Petrobrás, Vale, Odebrech, Haztec, dentre várias outras, bem como em construtoras. Hátambém a possibilidade de realizar especializações, como em “Segurança no Trabalho” e, com isso, liderar o setor de SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança) das empresas!
4 – Ótima remuneração salarial
Como em qualquer profissão, a faixa salarial do engenheiro ambiental varia, entretanto, a sua média é bastante alta em relação às outras profissões. Na cidade de Belo Horizonte/MG, a média salarial é de R$ 8.925,95, segundo o site salario.com.br
Lembrando que este valor pode ultrapassar os R$ 15.000,00 mil reais ao longo dos anos.
5 – Estar sempre atualizado
Uma das grandes dificuldades observadas em profissionais de variadas áreas no Brasil, é no que se refere a manter-se atualizado em sua profissão. O engenheiro ambiental deve estar constantemente estudando , principalmente, nas questões ambientais e no desenvolvimento tecnológico, além da estar sempre a par de mudanças nas legislações ambientais no Brasil e no mundo.
6 – Os diferenciais de um bom curso de engenharia
É imprescindível, também, ter uma ótima formação acadêmica e o curso de Engenharia Ambiental da UNIVIÇOSA proporciona isso aos alunos, seja através de metodologia atualizada e inovadora, professores mestres e doutores, estrutura de qualidade, contando com diversos laboratórios, além de diversos projetos de extensão.
O curso de Engenharia Ambiental forma engenheiros competentes, com o objetivo de preparar o profissional para desempenhar funções
técnicas inerentes ao planejamento e gerenciamento de recursos naturais, além de processos como biorremediação de solos degradados, tratamento de efluentes, prevenção e recuperação de processos erosivos.
Na UNIVIÇOSA, através de uma estrutura moderna, com vários laboratórios, e de professores mestres de doutores, você irá desenvolver todo o conhecimento e habilidade necessários da profissão. Além de tudo isso, o curso conta com ótima avaliação do MEC (Ministério da Educação), o que comprova a graduação de excelência!
7 – Reconhecimento do Ministério da Educação (MEC)
As avaliações positivas do MEC são cada vez mais frequentes e apontam que o desenvolvimento é consistente. A grande maioria dos cursos da UNIVIÇOSA obteve nota 4 numa escala que vai até 5, no último levantamento do Ministério da Educação.
Há 7 anos o curso de Engenharia Ambiental vem mantendo sua nota 4 (em uma escala que vai de 1 a 5) nos principais indicadores de qualidade do MEC.
A nota 4 no reconhecimento pelo MEC representa que a UNIVIÇOSA tem um curso de Engenharia Ambiental de excelência, com um corpo docente altamente qualificado e competente e uma ótima infraestrutura. Este é o resultado de um sério trabalho em equipe, envolvendo coordenação, alunos, professores, reitores e técnicos administrativos, sendo todos responsáveis por esse desempenho.
Se você curtiu todas essas curiosidades e se identificou com as características de um engenheiro, então a Engenharia Ambiental te aguarda! Comece a estudar já em 2022 e dê o pontapé inicial para uma jornada de muito sucesso.
Saiba tudo sobre o curso de Engenharia Ambiental!
Ei, quer receber conteúdos exclusivos da Univiçosa? clique aqui!
5 motivos para fazer Engenharia Ambiental na UNIVIÇOSA!
Você sabia? Já existe uma tinta que absorve poluição!
Saiba como a tecnologia ajuda na preservação do solo, ar e água!
Como a tecnologia atua no meio ambiente?
8 dicas para se preparar para uma entrevista de estágio!
Dicas para organizar o seu estudo em casa!
Vida universitária: alguns detalhes que esqueceram de te contar