Planejar, organizar, dirigir e controlar! Esses são os pilares da profissão de Administração. Mas será que essas são as únicas habilidades que o administrador precisa dominar? Então venha descobrir quais as características que definem o perfil do profissional de Administração!
Antes de tudo, é preciso ter em mente que o administrador é quem vai gerenciar as pessoas, o dinheiro, a tecnologia e todos os recursos de uma organização, tendo sempre como base o planejamento estratégico e como um norte a sua missão.
Deste modo, é primordial que ele seja uma pessoa organizada e planejada, que saiba lidar com metas, objetivos, prazos, planilhas, relatórios, diferentes demandas e possíveis contratempos. Proatividade, flexibilidade, criatividade e inovação também são essenciais a essa profissão. Se você possui essas qualidades, já está no caminho certo!
O Administrador pode atuar na direção de diferentes áreas de uma organização, como: Finanças, Marketing, Produção, Logística, Gestão de Pessoas. Para obter sucesso nessas áreas, é preciso que o profissional desenvolva ainda na graduação habilidades de liderança, gestão, empreendedorismo, tomada de decisões, negociação e desenvolvimento de estratégias, pois será responsável por resultados de equipes e empresas.
As vantagens de se formar em Administração são: a visão ampla que o administrador tem de tudo que está dentro da organização e tudo que está fora, como saber lidar com seus colaboradores e conhecer bem seus clientes; bem como a variedade de campo de trabalho que o profissional encontra, podendo atuar na direção geral de uma organização, própria ou de outros, mas também em áreas específicas como Gestão de Pessoas, Marketing, Financeiro, Produção e Logística.
Os conhecimentos adquiridos no curso de Administração permitirão ao aluno trabalhar em empresas públicas, privadas ou sem fins lucrativos, ou também de forma autônoma, como consultor ou como empreendedor do próprio negócio.
Resumindo: o administrador é uma pessoa organizada e planejada, que sabe lidar bem com metas, objetivos, prazos, planilhas, relatórios, diferentes demandas e possíveis contratempos, é proativo, flexível, criativo e inovador. É ético, líder, sabe se comunicar bem, é disciplinado, integra bem a teoria e a prática, é crítico e reflexivo, além de ser um tomador de decisões, está antenado em tudo o que acontece no mundo, tem uma visão de futuro aguçada e é informado.
Na UNIVIÇOSA, Administração é para aquele que deseja ser um administrador com competências empreendedoras e orientação inovadora em um mundo cada vez mais digital. O Administrador formado nesse Centro Universitário conclui a graduação apto a trabalhar em empresas de todos os portes e ramos, públicas ou privadas, bem como constrói uma postura empreendedora que lhes permite iniciar seu próprio negócio.
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