O Engenheiro Ambiental é o profissional responsável por controlar, monitorar e desenvolver técnicas que reduzam os impactos negativos ao meio ambiente associados a uma produção otimizada.
O curso de Engenharia Ambiental forma engenheiros competentes, com o objetivo de preparar o profissional para desempenhar funções
técnicas inerentes ao planejamento e gerenciamento de recursos naturais, além de processos como biorremediação de solos degradados, tratamento de efluentes, prevenção e recuperação de processos erosivos.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Através de uma formação de qualidade, você poderá atuar em quatro grandes áreas, desde a área da tecnologia ambiental, recursos hídricos, geotecnia ambiental e gestão ambiental, podendo exercer as funções de:
– Planejamento e gestão do meio ambiente
– Captação e purificação de água
– Geoprocessamento
– Biotecnologia
– Emissão de licenças para diversas obras e construções
– Controle da emissão de poluentes
– Drenagem urbana
– Atuar na recuperação de áreas poluídas ou desmatadas
– Dentre várias outras.
O Engenheiro Ambiental é habilitado ainda para desempenhar funções técnicas inerentes ao planejamento e gerenciamento de recursos naturais, além de processos como remediação e biorremediação de solos degradados, prevenção e recuperação de processos erosivos.
MERCADO DE TRABALHO E MÉDIA SALARIAL
Por se tratar de um profissional que vem se tornando essencial na indústria, o mercado de trabalho para o engenheiro é grande e diversificado.
Você poderá atuar tanto no meio urbano quanto no meio rural, diagnosticando, controlando e tratando diversos problemas ambientais, além de analisar e propor soluções, contribuindo para a melhoria da questão.
Segundo o portal Guia da Carreira, a média salarial do engenheiro ambiental varia de R$ 4.000 mil reais podendo atingir os R$ 15.000 mil reais ao longo dos anos. Segundo a revista Forbes, a Engenharia Ambiental é uma das 15 profissões mais promissoras da atualidade, afinal, toda a indústria precisa de engenheiros ambientais, isso valoriza o salário e gera uma grande quantidade de vagas.
5 motivos para fazer Engenharia Ambiental na UNIVIÇOSA!
DIFERENCIAIS DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIVIÇOSA
A Engenharia Ambiental vai muito além de ambientalismo. Ser engenheiro ambiental é ter conhecimento técnico suficiente para criar soluções, é ver o problema e saber como solucioná-lo.
Na UNIVIÇOSA, através de uma estrutura moderna, com vários laboratórios, e de professores mestres de doutores, você irá desenvolver todo o conhecimento e habilidade necessários da profissão.
- Temos um Laboratório de Engenharia Ambiental específico e moderno composto por equipamentos para análise de qualidade de água e efluentes;
- Laboratórios modernos de Informática, Hidráulica, Química, Mecânica dos Solos, Física, Topografia e Microbiologia;
- Possuímos um laboratório maker onde os alunos têm liberdade para fazer experiências, compartilhar ideias e desenvolver soluções;
- Aulas de campo e visitas técnicas, a fim de relacionar o conteúdo teórico com a prática;
- Salas amplas e confortáveis;
- Ambiente propício a discussões interdisciplinares;
- Professores mestres e doutores capacitados e com experiência na área;
- Biblioteca com acervo vasto e moderno;
- Ampla oportunidade de participação em projetos de extensão, estágios e realização de intercâmbios.
- Curso reconhecido com a Nota 4 pelo MEC (numa escala de 1 a 5)
Ei, quer receber conteúdos exclusivos da Univiçosa? clique aqui!
5 motivos para fazer Engenharia Ambiental na UNIVIÇOSA!
Você sabia? Já existe uma tinta que absorve poluição!
Saiba como a tecnologia ajuda na preservação do solo, ar e água!
Como a tecnologia atua no meio ambiente?
8 dicas para se preparar para uma entrevista de estágio!
Dicas para organizar o seu estudo em casa!
Vida universitária: alguns detalhes que esqueceram de te contar