Cuidar de animais não é a única opção profissional do médico veterinário, apesar de ser a mais conhecida. Mesmo porque hoje o segmento que mais cresce no campo de atuação da medicina veterinária é o da biotecnologia, na área de desenvolvimento de vacinas, antiparasitários e medicamentos, além da área de reprodução animal.
Quem pretende seguir esta carreira deve lembrar que esse profissional também está intimamente relacionado com a economia do país, pois atua na sanidade dos animais de produção para consumo humano. O benefício dessa atuação é duplo: de um lado, o consumidor recebe um alimento saudável e nutritivo, através da carne, do leite, ovos, pescado, mel e até própolis e, de outro, o produtor aumenta a rentabilidade do seu negócio e melhora a economia do país.
Frigoríficos, cooperativas de criadores, indústrias de ração e empresas de processamento de carnes de aves, porco e boi são mercados sempre abertos para o veterinário. Nas fazendas, o veterinário cuida da higiene, da alimentação e das condições de abrigo dos animais. Até algum tempo atrás, as mulheres que optavam por esse caminho enfrentavam dificuldades em função do preconceito do público com que lidavam. Hoje as “doutoras” são mais bem aceitas pela comunidade de trabalhadores rurais e realizam excelente trabalho junto aos grandes animais.
A sanidade animal e o controle de zoonoses – doenças transmissíveis ao homem, como raiva, toxoplasmose e leptospirose – e das doenças infecto-contagiosas capazes de contaminar criações inteiras são atribuições importantes do veterinário, sempre presente nas prefeituras municipais e nos órgãos estaduais e federais competentes.
Outra atividade importante que vem ganhando destaque é o cuidado com animais silvestres e selvagens, em centros de triagens, reservas e zoológicos. O trabalho do médico veterinário varia de cuidados clínicos gerais a cirurgias especializadas.
Na UNIVIÇOSA o curso é oferecido no período integral, com 10 semestres de duração (no mínimo 5 anos de estudos), aonde as aulas práticas ganham extrema importância pela aplicação dos conhecimentos teóricos, trabalho em equipe e contato com o produtor rural e proprietários de pequenos animais a partir do 1º período do curso.
Além da excelente infraestrutura de utilização de todos os cursos da instituição, o curso de Medicina Veterinária da UNIVIÇOSA conta com a Clínica Veterinária Escola, montada com equipamentos modernos, utilizados no ensino de clínica de pequenos e grandes animais.
Há também a Fazenda Escola, localizada a 9 km da Unidade I, aonde são realizadas as aulas práticas de diversas disciplinas que trabalham com animais de produção, sem contar com as empresas conveniadas com a UNIVIÇOSA, aonde os alunos participam de atividades que utilizam tecnologia de ponta.
A Medicina Veterinária da UNIVIÇOSA iniciou-se no ano de 2005, são 17 anos de tradição, levando ao mercado profissionais preparados e diferenciados para atuarem nas mais diversas áreas, além de excelente avaliação do MEC (Ministério da Educação), o que torna o curso, o melhor da região!
Por: Profa. Alessandra Sayegh Arreguy Silva – Gestora do Curso de Medicina Veterinária da Univiçosa. Contato: veterinaria@univicosa.com.br
Ei, quer receber conteúdos exclusivos da Univiçosa? clique aqui!
Dicas para organizar o seu estudo em casa!
Cuidados básicos com cães – Aprenda a cuidar do seu cãozinho!
5 CUIDADOS COM O CACHORRO QUE TODO DONO DEVE TER
10 DICAS PARA VOCÊ SE PREPARAR PARA PROVAS DE VESTIBULAR E ENEM
Eu sou do time Ciências da Saúde, eu sou #UNIVIÇOSA
Conheça os diferenciais, benefícios e as vantagens de escolher um de nossos cursos
Vem conferir o que nossos alunos e ex-alunos falam da gente!
Tudo o que você precisa saber para ingressar em um curso superior