O carbono tem diferentes maneiras de se ligar a outros elementos o que forma algumas substâncias simples com características peculiares. Esse jeito diferente de se conectar é uma propriedade chamada alotropia. Uma forma alotrópica muito conhecida do carbono é o diamante. E agora o grafeno, que também é uma forma alotrópica do carbono, vem ganhando destaque devido às suas propriedades interessantes na transferência de calor e condução de eletricidade.
O grafeno é um material extremamente leve, mas nem por isso é frágil, já que tem se mostrado mais forte que o aço, o que confere a possibilidade de uso em diversos processos industriais.
Além disso, tem a propriedade de transferir energia de forma mais eficiente que o diamante e possui capacidade de conduzir eletricidade mais de uma centena de vezes superior que o silício.
E como essas propriedades superinteressantes poderiam encontrar aplicabilidade no nosso dia a dia? Como o grafeno é extremamente flexível, seria possível ter objetos mais facilmente maleáveis como, por exemplo, os celulares, tablets, entre outros dispositivos eletrônicos.
Ei, quer receber conteúdos exclusivos da Univiçosa? clique aqui!
A eficiência e facilidade na transferência de calor possibilitaria usá-lo em roupas, o que as tornaria mais adaptáveis ao tipo de clima, conferindo grande versatilidade a esses materiais, sendo que características como essa possibilita um uso mais racional dos recursos naturais à medida que as pessoas teriam menor necessidade de roupas específicas para cada tipo de clima.
A grande facilidade com que conduz eletricidade também coloca o grafeno como um material de grande utilidade para o setor eletrônico, sendo utilizado como base para supercapacitores, baterias, tintas condutoras de eletricidade, entre outros usos.
Devido à dificuldade de produção, ainda é um material caro para uso em larga escala, mas as perspectivas para o Brasil são excelentes, pois o país possui uma das maiores reservas de grafita do mundo, que é o elemento base a partir do qual se produz o grafeno. Além disso, esse cenário aliado com o desenvolvimento tecnológico reduzirá os custos de produção.
E você? Já conhecia esse novo material super versátil?
Plástico: o mais novo condutor de energia e eletricidade!
Suécia importa lixo de outros países para incineração!
5 motivos imperdíveis para cursar Engenharia Ambiental!
Você sabia? Já existe uma tinta que absorve poluição!
5 Laboratórios fundamentais para o curso de Engenharia Química
Como a tecnologia atua no meio ambiente?
O incrível mercado de trabalho da Engenharia Química!
5 motivos incríveis para você começar a estudar Engenharia Química!
10 curiosidades sobre a carreira em Engenharia Química
Como definir e cumprir metas? Aprenda!
Quais as habilidades de um Engenheiro Químico?
10 passos para ter um perfil mais relevante no LinkedIn!
8 dicas para se preparar para uma entrevista de estágio!
Ex-aluna do curso de Engenharia Química é aprovada com bolsa de doutorado em Portugal
Conheça o projeto: Engenharia Química em casa
8 dicas para se preparar para uma entrevista de estágio!
Dicas para organizar o seu estudo em casa!
Vida universitária: alguns detalhes que esqueceram de contar