*Por Liz Valente
Pode até parecer exagero, mas o fato é que toda obra de arte é uma abstração. Mesmo as pinturas mais realistas não passam de uma neblina diante da realidade, uma representação limitada diante da natureza.
“Vejo na minha obra um eco do que me impressionou, vejo que a natureza me contou algo” [1] diz Van Gogh em uma carta ao seu irmão Théo.
Ei, quer receber conteúdos exclusivos da Univiçosa? Clique aqui!
Se toda obra de arte é uma abstração, resta a pergunta que tipo de abstração você quer desenvolver em seu trabalho artístico? O ato artístico passa a ser um recorte da realidade a partir das lentes de um observador, ou, nas palavras de Kandinsky, “Criar uma obra de arte é criar um mundo.”[2]
Diferente do que muitos imaginam, a abstração é um exercício que pode ser aprendido e desenvolvido. No curso de Arquitetura e Urbanismo da Univiçosa os alunos são convidados a explorar o processo de abstração por meio do exercício processual de desenhos seriados a partir de um elemento dado da natureza.
Por meio da observação intencional das linhas estruturantes de um elemento qualquer e o recorte ordenado de imagens. Em seguida, eles devem construir um pequeno objeto tridimensional confeccionado em papelão.
O resultado é sempre surpreendente uma vez que o olhar de cada aluno é único. Aos poucos essa abstração artística e poética seja dos materiais, das mídias ou dos volumes passa a ser características integradoras da atuação profissional.
Tudo o que você precisa saber para ingressar em um curso superior
Veja a seguir o trabalho feito pela aluna Amanda Maria Vicente na disciplina de ARQ104 Concepção formal em arquitetura, no segundo semestre de 2021.
(realidade dada)
(linhas estruturantes)
(linhas estruturantes simplificadas)
(objeto tridimensional)
*Por Liz Valente – Arquiteta e Urbanista e mestre em Arquitetura pela UFV. Em seu mestrado ela investigou as relações entre arte e arquitetura no espaço do museu de arte contemporânea. Ela também é autora de peças de teatro, desenhista e artista de diversas mídias.
Dicas para organizar o seu estudo em casa!
Conheça as vantagens de fazer uma segunda graduação
Curiosidades e mercado de trabalho: Arquitetura e Urbanismo
5 dicas para se destacar no mercado de trabalho
5 dicas para criar um currículo de sucesso!
Transmita suas ideias através do desenho!
6 dicas simples de como fazer um MAPA MENTAL e mandar bem nos estudos
10 passos para ter um perfil mais relevante no LinkedIn!
Eu sou do time Ciências Exatas, eu sou #UNIVIÇOSA
Guia de organização: dicas para deixar o seu ambiente de estudos ainda mais produtivo
[1] VAN GOGH. Cartas a Théo. São Paulo/Porto Alegre: L&PM, 1986
[2] KANDINSKY, W. Ponto e Linha sobre Plano. São Paulo. Martins Fontes, 1997.