PARA SEGUIR COM A INCINERAÇÃO, SUÉCIA IMPORTA LIXO DE OUTROS PAÍSES
País europeu utiliza os resíduos sólidos como matéria-prima dos incineradores que são responsáveis por gerar uma parcela significativa da energia utilizada pelos suecos
A problemática da maioria dos países quanto ao volume gerado dos resíduos sólidos urbanos bem como a área demandada para correta disposição parece não ser um problema para Suécia que está precisando comprar os resíduos gerados pelos países vizinhos.
O país utiliza os resíduos sólidos como matéria-prima dos incineradores que são responsáveis por gerar uma parcela significativa da energia utilizada pelos suecos para aquecer cerca de 250 mil casas, além de prédios residenciais e comerciais.
Devido ao programa extremamente eficiente de reciclagem que processa cerca de 96% dos resíduos produzidos pela Suécia, começou a faltar a matéria-prima para alimentar as usinas elétricas e térmicas que utilizam a incineração. A solução encontrada foi de comprar quase 800 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos produzidos por outros países como a Noruega, por exemplo.
No processo da incineração, há produção de cinzas que contém substâncias que podem poluir o meio ambiente se não dispostas adequadamente como as dioxinas e metais pesados. Na Suécia essas cinzas provenientes da incineração são dispostas em aterros sanitários. Na busca da sustentabilidade, a Suécia vem mostrando na prática como um gerenciamento eficiente dos resíduos sólidos urbanos pode contribuir para preservação dos recursos naturais e ainda ser uma fonte de receita para os lugares que a implementam.
*Por: Svetlana Fialho Soria Galvarro – Engenheira Agrícola e Ambiental, Mestre em Engenharia Agrícola. Professora dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Univiçosa.
O “Aedes Aegypti” e a falta de saneamento básico
Poluição do ar compromete a sua saúde e provoca AVCs!
Você sabia? Já existe uma tinta que absorve poluição!
Como a tecnologia atua no meio ambiente?
8 dicas para se preparar para uma entrevista de estágio!
Dicas para organizar o seu estudo em casa!
Vida universitária: alguns detalhes que esqueceram de te contar
Plástico: o mais novo condutor de energia e eletricidade!
Saiba como a tecnologia ajuda na preservação do solo, ar e água!