Por André Fernandes Coelho*
É comum que tenhamos em mente vários sonhos e objetivos tanto pessoais quanto acadêmicos. Como conseguir uma nota X em uma matéria, ler um livro em determinado tempo, fazer o TCC, escrever um artigo científico, entre muitos outros, são alguns dos anseios que temos durante a nossa jornada acadêmica e que queremos realizar. Entretanto, para isso acontecer é ideal que tenhamos as metas e os objetivos que queremos alcançar devidamente traçados e organizados, ou seja, é preciso um bom planejamento.
As Metas SMART é uma metodologia que pode te auxiliar na definição de metas inteligentes para que você possa ter um planejamento eficiente. Sua sigla foi baseada em 5 fatores para conseguir alcançar seus objetivos estratégicos: S (Específica), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).
Definir metas pode aparentar ser uma tarefa fácil, entretanto, demanda muita observação, estudo e planejamento. Assim, é possível aumentar a sua produtividade, melhorar as estratégias e alinhar com os objetivos para elevar os resultados.
S – Specific ou Específica
O primeiro passo é definir um objetivo específico para a meta. Ela deve ser clara, objetiva e detalhada para não haver margem para erros. Para definir uma meta como específica, é necessário responder a algumas perguntas. Como:
- O que quero alcançar com essa meta?
- Quais as ações tenho que fazer para realizá-la?
- Como conquistá-la?
- Por que ela é importante e deve ser cumprida?
M – Measurable ou Mensurável
Para que tenha sempre o controle do andamento da sua meta, é necessário que você seja capaz de medir o seu desenvolvimento para saber se você está chegando aonde quer chegar. Se pergunte:
- Qual resultado é esperado?
- Em quanto tempo será alcançado?
- Como irei medir?
A – Attainable ou Atingível
Sua meta deve ser possível de ser realizada, mesmo que seja um desafio. De nada adianta ter uma meta incrível se ela for fora da realidade. Se pergunte:
- Com base no histórico e nas suas características, a meta é possível de ser realizada?
- Na sua opinião, é possível atingir os objetivos?
R – Relevant ou Relevante
Aqui entra o autoconhecimento, uma boa meta é aquela que traz um grande impacto na sua vida, deve ser algo que realmente seja importante para você. Se pergunte:
- Por que eu quero cumprir essa meta?
- É realmente importante para mim?
T – Timebound ou Temporal
Uma meta necessariamente precisa de um prazo, quando uma meta não tem data de entrega definida, ela facilmente pode ser procrastinada por você. Por isso, defina datas para quaisquer metas. Quando algo se torna urgente os esforços para que sua meta se cumpra são muito maiores.
*Por André Fernandes Coelho – Aluno do curso de Engenharia Química da Univiçosa
Curtiu e quer saber mais sobre o curso de Engenharia Química da UNIVIÇOSA? Então acesse o site da Univiçosa, clique aqui!
10 passos para ter um perfil mais relevante no LinkedIn!
10 curiosidades sobre a carreira em Engenharia Química
8 dicas para se preparar para uma entrevista de estágio!
Vida universitária: alguns detalhes que esqueceram de contar
Quais as habilidades de um Engenheiro Químico?
Dá para viver disso? Áreas em ascensão no mercado e o curso que mais combina com você!
Dicas para organizar o seu estudo em casa!
10 DICAS PARA VOCÊ SE PREPARAR PARA PROVAS DE VESTIBULAR E ENEM