Neste período de pandemia, o nosso cuidado com a higiene pessoal deve ser redobrado, e com os alimentos, não é diferente! Ao retornar com suas compras de mercados ou feiras, os alimentos devem ser manuseados de maneira especial, com atenção e cuidado, sendo necessário o uso de produtos adequados para a higienização de verduras, legumes, frutas e outros alimentos.
4 passos para higienizar corretamente verduras e legumes:
1) Selecionar, retirando as folhas, partes e unidades deterioradas;
2) Lave em água corrente vegetais folhosos (alface, escarola, rúcula, agrião, etc.) folha a folha;
3) Colocar de molho por 10 minutos em água clorada, utilizando produto adequado para este fim (ler o rótulo da embalagem), na diluição de 200 ppm (1 colher de sopa para 1 litro);
4) Enxaguar em água corrente vegetais folhosos folha a folha.
Obs.: O molho em solução de vinagre não tem a mesma capacidade de eliminar os micro-organismos que podem contaminar legumes e verduras.
8 dicas para se preparar para uma entrevista de estágio!
10 curiosidades sobre a carreira em Nutrição
Cuide se seu corpo: relação entre obesidade e COVID-19
7 dicas para melhorar o seu sono!
Guia de organização: dicas para deixar seu ambiente de estudos mais produtivo!
6 dicas simples de como fazer um MAPA MENTAL e mandar bem nos estudos
Fontes:
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RDC N° 216, de 15 de Setembro de 2004. Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Brasília, DF, 2004.