Por: Nathalia dos Santos Ramos*
Como anda o seu perfil profissional? Já está pensando e planejando sua carreira? Não, você não precisa esperar se formar para começar a investir em seu futuro e por isso, estamos trazendo uma plataforma que está em alta… O LinkedIn! Já conhecia? Que tal caprichar no perfil com essas dicas?
Passo 1 – Foto de perfil
Evite deixar sem foto ou utilizar foto 3×4, nunca é bem-visto pelos recrutadores. Não coloque fotos em festas ou que corte pessoas. Utilizar fotos de formatura pode passar a ideia de inexperiência, cuidado! Faça fotos que demonstre sua área de atuação desejada, que tenha uma boa qualidade e passe profissionalismo.
Passo 2 – Foto de capa
Nunca deixe sem foto de capa, pois o algoritmo detectará como um perfil de pouca relevância. Procure colocar uma imagem que reflita sua área de atuação e que demonstre quem você é. A primeira impressão é sempre a que fica, então capriche e venda seu peixe!
Passo 3 – URL
Personalize o seu URL, isso fará com que você se destaque diante da concorrência, utilize seu nome, de preferência, na modificação. Não deixe seu URL muito longo.
Passo 4 – Palavras- Chaves
Utilize palavras-chaves ao longo de seu perfil, facilitando que o recrutador a te encontrar na plataforma. Utilize seus cursos realizados, conhecimento de softwares, habilidades, dentre outros, como palavras-chaves.
Passo 5 – Localidade
Coloque como localidade a região que possui interesse de contratação. Se você procura por vagas nacionais e internacionais, não coloque seu perfil em inglês. A plataforma possibilita a criação da versão da sua página em inglês.
Passo 6 – Sobre
Além das palavras-chaves, utilize espaços entre os parágrafos. Visualmente fica menos cansativa a leitura para o recrutador. Evite expressões como “sou criativo(a), proativo(a)…” Faça diferente, aponte resultados conquistados que demonstrem tais habilidades.
Passo 7 – Perfil
Coloque seu nome e sobrenome, preencha o perfil completamente. Abaixo do nome, coloque seus principais cursos e/ou áreas de atuações, não colocando mais de 5, e utilizando a barra “|” e não espaço. O algoritmo detecta melhor tal caractere.
Passo 8 – Minha rede
Tenha e crie uma rede de contatos, faça network. Não aceite todas as pessoas em sua rede. Ela deve ser relevante para sua área de atuação ou desenvolvimento.
Passo 9 – Interação
Determine um tempo para interagir com publicações de sua rede. Curta e faça comentários relevantes para contribuir e ser visto como relevante. Evite comentários padrões, demonstre interesse genuíno. Ao adicionar alguém em sua rede, agradeça no chat com uma mensagem.
Passo 10 – Publicação
Evite publicações polêmicas e pessoais com temas como política e religião. Crie conteúdo. Publique, ao menos, 1x por semana. Você pode compartilhar sobre algo que aprendeu em uma disciplina, cursos, curiosidade, de modo a compartilhar informação de relevância.
Por: Nathalia dos Santos Ramos – Aluna do curso de Engenharia Química da UNIVIÇOSA!
10 curiosidades sobre a carreira em Engenharia Química
8 dicas para se preparar para uma entrevista de estágio!
Vida universitária: alguns detalhes que esqueceram de contar
Quais as habilidades de um Engenheiro Químico?
Dá para viver disso? Áreas em ascensão no mercado e o curso que mais combina com você!
Dicas para organizar o seu estudo em casa!
10 DICAS PARA VOCÊ SE PREPARAR PARA PROVAS DE VESTIBULAR E ENEM