Seja paciente e carinhoso quando seu cão mudar para sua residência, eles demoram alguns dias até se adaptar.
Deixe-o em lugar limpo e aquecido, principalmente os filhotes.
Elogie sempre seu animal de estimação sempre que ele fizer coisas certas, não dê palmadas nem esfregue seu focinho no chão. Se ele fizer cocô ou xixi em lugar inapropriado, limpe e passe desinfetante, assim ele não voltará a fazer neste local (use jornal, pipdog, areia, etc)
Banhos e escovagem devem fazer parte dos hábitos do seu animal. Para proteger seu animal de maneira adequada consulte regularmente os veterinários.
A cada 15 ou vinte dias dê banho em seu animal. Use sabão neutro ou produtos específicos para cães.
Limpe sempre os olhos e os ouvidos de seu cão. O acúmulo de secreções predispõe a proliferação bacteriana e de fungos no ouvido, predispondo às otites e problemas de pele.
Observe os dentes de seu cão rotineiramente. Cães sem dentes não mordem, não mastigam corretamente os alimentos e adoecem. É aconselhável uma avaliação periódica para remover o tártaro existente.
PULGAS – CARRAPATOS – PIOLHOS: São ectoparasitas e transmissores de doenças aos animais e aos seus proprietários. Previna-os, existe uma série de produtos com efeito residual para prevenir ou tratar.
VERMES: São endoparasitas. A melhor maneira de trata-los é identifica-los fazendo periodicamente o exame parasitológico, depois vermifugue.
TABELA PARA O PRIMEIRO ANO PARA CÃES – Dentes de leite – 3 a 5 semanas – Desmame – 6 a 8 semanas – Controle de Verminose – 3,6,8,10 e 12 semanas (Consulte nossos Veterinários) – Idade para o acasalamento – 18 meses de idade (em geral no 2º cio).
Algumas doenças em cães são muito graves e não tem cura ou deixam sequelas nos animais. A única maneira de protegê-los é através da vacinação. Os filhotes merecem atenção especial e devem cumprir um esquema de vacinações para uma completa imunidade. A saúde de sua família é muito importante e pode depender da saúde de seu animal.
Esquema vacinal para cães: Consulte o veterinário para recomendações! Ligue para a Clínica Veterinária Escola: (31) 3899-8052! Cuide da saúde do seu amiguinho.
ALIMENTAÇÃO: Do primeiro ao vigésimo dia de vida o alimento deve ser exclusivamente o leite materno . Após 3 a 4 semanas de idade de leite deixa-se ração disponível para que eles comam o quanto desejarem, até que eles estejam inteiramente desmamados (6 a 8 semanas).
Após o desmame siga o esquema da tabela abaixo e mantenha sempre água fresca à vontade: PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO Idade do filhote 6/8 semanas a 6 meses – manhã, tarde e noite Acima de 6 meses – manhã e noite (raças pequenas – manhã, tarde e noite).
Quanto a quantidade, verificar no pacote de ração. As quantidades reais a serem dadas dependem do nível de atividade, da qualidade da ração e do meio ambiente. Você deve dar a quantidade que mantém o animal em sua melhor forma física.
Para animais idosos, cardiopatas, obesos: existem programas específicos. Consulte nossos veterinários para esses casos específicos. Não forneça frituras, ossos de aves, frutas ácidas, açúcares e chocolate.
Pode-se oferecer opcionalmente para prevenir a formação de tártaro osso de boi, ossos artificiais e biscoitos de fibra.
Saúde dos DENTES: Este é um item que poucos proprietários tem o devido cuidado. Caso o seu cão só consuma ração, você já está no melhor caminho, pois restos de comida fermentam com maior facilidade, além de conter temperos que fazem mal não só aos dentes de seu animal, quanto a sua própria saúde. O ideal é acostumar desde cedo seu filhote à escovação, desta forma ele se acostuma e você evita rosnados e mordidas futuras. Já existem no mercado escovas especiais para este fim. Ossos artificiais e biscoitos também ajudam na tarefa de limpar os dentes, mas não substituem uma boa escovação, que deve ser feita 2 vezes por semana pelo dono. Se o seu animal apresenta mau hálito está na hora de uma avaliação pelo veterinário, pois o tártaro é um dos principais motivos do “bafo de onça”.
PULGAS E CARRAPATOS: Poucas pessoas dão importância a estes parasitas caninos. Somente quando o ambiente está infestado e o dono começa a sentir na própria pele os efeitos desses parasitas, é que se pensa em tomar uma providência. Conheça um pouco mais sobre seus inimigos:
PULGA – Pode viver até dois anos sem alimentar-se. Cada fêmea põe de 15 a 20 ovos por dia. Pode transmitir verminoses (Dipylidiun), dermatites, tifo e peste bubônica.
CARRAPATO – Da mesma forma que a pulga sobrevive até dois anos sem alimentar-se. Em 80 dias pode por até 6000 ovos, que se tornarão novos carrapatos. O carrapato e o transmissor da febre maculosa e no cão pode provocar a Erlichiose e a Hepatozoonose. Consulte os veterinários do S.O.S. ANIMAL para que lhe indiquem a melhor maneira de prevenir estes parasitas.
Por: Profa. Alessandra Sayegh Arreguy Silva – Gestora do curso de Medicina Veterinária da UNIVIÇOSA! Contato: veterinaria@univicosa.com.br
10 curiosidades sobre a carreira em Medicina Veterinária
Dicas para organizar o seu estudo em casa!
Dá para viver disso? Áreas em ascensão no mercado e o curso que mais combina com você!
Saiba tudo sobre plantas medicinais e os seus benefícios!
10 DICAS PARA VOCÊ SE PREPARAR PARA PROVAS DE VESTIBULAR E ENEM