Você sabia que dormir bem ajuda no controle de peso?
Ou você ainda acha que o sono é um período de inatividade metabólica?
Entre as várias reações importantes que acontecem enquanto dormimos, precisamos destacar a ação da Melatonina. O pico desse hormônio acontece aproximadamente entre 21h e 4h, se estivermos dormindo e totalmente no escuro. Sob essa condição, nosso cérebro será banhado de melatonina, cuja ação é antioxidante, ou seja, de combate ao excesso de radicais livres produzidos durante o dia, com os excessos alimentares, estresse da rotina e pela exposição a compostos tóxicos.
Tal defesa é super importante na prevenção de prejuízos cognitivos e até mesmo da Doença de Alzheimer. Sabemos ainda que o ciclo circadiano, que diz respeito aos nossos ciclos de dia/noite, claro/ escuro está diretamente relacionado à ação da melatonina, mas também rege a ação de outros como o hormônio da fome, a Grelina, e Leptina, da saciedade.
Se prejudicamos os estímulos para liberação de melatonina, atrasamos o sono e não damos qualidade e tempo suficiente para que seu ciclo se complete e desalinhamos o ciclo circadiano. Isso leva ao aumento dos níveis de Grelina e redução da Leptina, diminuindo a percepção de saciedade e aumentando o apetite, sobretudo a busca por alimentos densos em energia, e, consequentemente, aumenta o risco de ganho de peso.
Então, precisamos pensar em hábitos que favoreçam a produção e liberação natural da melatonina de modo a facilitar que o ciclo de sono cumpra seu papel metabólico.
Priorize uma noite de sono de qualidade desde o momento de se deitar: se acalme, apague as luzes, respire lentamente, se deite na posição confortável, agradeça pelo seu dia e deixe o sono chegar. Se preferir, inclua a meditação nestes horários, com os exercícios de relaxamento para serem feitos na cama, e sempre com a respiração consciente.
Ao realizar a higiene do sono, terás qualidade de vida muito melhor, além da melhora no rendimento ao longo do dia, sem cansaço, sonolência e favorável ao controle de peso.
Cuide se seu corpo: relação entre obesidade e COVID-19
Alimentar-se bem: aumente sua imunidade e previna-se da COVID-19
Você se interessa pela área da Saúde? Então você é do time Ciências da Saúde, confira! #UNIVIÇOSA
10 curiosidades sobre a carreira em Nutrição
Referências Bibliográficas
AMARAL, F.G.; CIPOLLA-NETO, J.. A brief review about melatonin, a pineal hormone.Arch. Endocrinol. Metab., São Paulo, V. 62, n. 4, p. 472-479, Aug. 2018. http://dx.doi.org/10.20945/2359-3997000000066.
QIAN ,J.; MORRIS, C.J.; CAPUTO, R.; GARAULET, M.; SCHEER, F.A.J.L. Ghrelin is impacted by the endogenous circadian system and by circadian misalignment in humans. Int J Obes (Lond). 2019 Aug;43(8):1644-1649. doi: 10.1038/s41366-018-0208-9. Epub 2018 Sep 19. PMID: 30232416; PMCID: PMC6424662. PIZINGER, T.; KOVTUN, K.; ROYCHOUDHURY, A.; LAFERRÈRE, B.; SHECHTER, A.; ST-ONGE, M.P. Pilot study of sleep and meal timing effects, independent of sleep duration and food intake, on insulin sensitivity in healthy