O profissional de engenharia química está presente em diversas indústrias, atuando sobre os processos de transformação física e química de matérias-primas e produtos. Para atuar diretamente nas indústrias, este profissional deve ser capaz de se adaptar às mudanças nos contextos sociais, econômicos e tecnológicos da sociedade e, principalmente, conduzir as mudanças desejadas.
Para tanto, estas são algumas habilidades essenciais aos engenheiros químicos, para que eles possam ocupar uma posição de destaque no mercado de trabalho:
Adaptação: aprender os múltiplos conceitos de engenharia química e aplicá-los a problemas específicos de produção.
Criatividade: explorar novas formas de aplicar princípios de engenharia, criar materiais e aprimorar técnicas de produção.
Habilidades analíticas: identificar o motivo de um determinado projeto não funcionar como planejado.
Habilidades para resolver problemas: antecipar e identificar problemas para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores, rentabilidade financeira e evitar danos ambientais.
Habilidades matemáticas: utilizar os princípios de engenharia para análise, projeto e solução de problemas em seu trabalho.
Relações interpessoais: lidar diretamente com pessoas, sendo imprescindível o espírito de equipe, liderança, capacidade de delegar tarefas, senso de responsabilidade e ética.
Por estar envolvido em inovações que favorecem a economia e sustentabilidade em setores altamente relevantes, a demanda por engenheiros químicos cresce e a dificuldade é escolher a indústria que se deseja trabalhar, diante de tantas opções! Portanto, o curso de Engenharia Química garante uma formação sólida, multidisciplinar e abrangente, altamente visada no mercado de trabalho.
10 curiosidades sobre a carreira em Engenharia Química
Dá para viver disso? Engenharias dentro das Ciências Exatas
Curiosidades sobre as Máquinas Térmicas