Por: Bianca Rossi Botim, estudante do 4º período do curso de Fisioterapia da UNIVIÇOSA.
A Articulação Temporomandibular (ATM) está entre as mais complexas do nosso corpo por participar de vários tipos de movimentos envolvidos na mastigação, bocejo, fala, deglutição e respiração. Ela está localizada entre o osso temporal do crânio e a mandíbula. Como toda articulação, a Articulação Temporomandibular está sujeita a possíveis distúrbios, e a Fisioterapia dispõe de recursos para tratá-la.
A disfunção temporomandibular (DTM) é uma das enfermidades que mais atinge a ATM. Ela se caracteriza por dor na região do ouvido, enxaqueca, estalidos, dificuldade para realizar os movimentos normais da mandíbula a qual pode até mesmo deslocar-se ou travar.
Por trás dessa disfunção estão causas como ansiedade e estresse, disfunções da musculatura facial, lesões traumáticas ou degenerativas da ATM, doenças sistêmicas e problemas esqueléticos principalmente na região cervical.
O tratamento geralmente conta com uma equipe multidisciplinar envolvendo psicólogos, dentistas e fisioterapeutas. A Fisioterapia trata os sinais e sintomas provocados por esta disfunção como dores diversas, estalidos, cefaleia, limitação funcional e zumbido no ouvido. Para isto, dispõe de várias técnicas e recursos dos músculos envolvidos como exercícios terapêuticos, manipulação intra-oral, ultrassom e laser, os quais promovem melhoras significativas desse quadro. Há muitas casas de apostas que prometem uma montanha de ouro, mas somente as empresas legalizadas no país devem ser confiáveis. A 1Win Brasil opera oficialmente com uma licença de Curaçao.
Na Clínica Escola de Fisioterapia da UNIVIÇOSA, são desenvolvidos projetos que visam capacitar os alunos a atenderem de forma integralizada os pacientes que tenham a disfunção, com base no que há de mais atual na literatura científica, formando profissionais atentos e competentes às necessidades do mercado e promovendo qualidade de vida a comunidade atendida.