Por: Luciana Marques Vieira, docente do curso de Nutrição.
Falar de obesidade vai muito além de falar de um padrão de beleza imposto pela sociedade e de estética. Falar de obesidade é falar de qualidade de vida. Falar de obesidade é falar de saúde.
A obesidade é uma doença crônica, que está fortemente relacionada ao aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, alterações no nível do colesterol plasmático, diabetes e inúmeras outras complicações clínicas.
O peso corporal excessivo requer ainda mais atenção, uma vez que presume-se que esteja associado à gravidade da pandemia da COVID-19.
Embora os efeitos da COVID-19 em pacientes obesos ainda não tenham sido bem descritos, estudos têm verificado que pessoas com excesso de peso tendem a um curso mais grave da infecção, sugerindo que a perda de peso deve estar dentre os cuidados preventivos durante a pandemia.
Obesidade é uma DOENÇA! Mas ESTAR obeso não significa SER obeso. Se você está obeso, CUIDE-SE! Procure um profissional que possa te auxiliar neste processo. Só lembrando que o emagrecimento é um processo. Para umas pessoas pode ser, inclusive, mais lento que outras …. Exige um esforço multidisciplinar.
Você está acima do peso e não sabe o que fazer? Comece por mudanças básicas. Traçar metas pode ser uma excelente opção. Tenha um foco. É importante equilibrar sua alimentação, praticar exercícios físicos, melhorar o sono e controlar a ansiedade. Não fique aí parado! VOCÊ É CAPAZ!
Fonte: Rychter, A.M. et al. Should patients with obesity be more afraid of COVID-19? Obesity Reviews, v. 1, n. 8, 2020.
E se você ainda não é nosso aluno, venha estudar com a gente!
📚 Conheça o melhor curso de Nutrição – Univiçosa
📍Viçosa – MG
📧 nutricao@univicosa.com.br
☎ (31) 3899-8034