São os colaboradores que fazem as organizações funcionarem. Atrás de cada processo, cada venda, cada máquina, cada planilha, cada cliente, tem-se um colaborador, que precisa estar preparado e ter as competências necessárias para alcançar os objetivos planejados.
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Dentre os diversos parceiros das organizações, alguns dos principais seriam os investidores (acionistas), os fornecedores, os clientes e os colaboradores. Sabe-se que cada parceiro exerce uma grande influência nos resultados da organização, sendo peça chave para o seu sucesso ou insucesso. Pode-se pensar em uma organização sem dinheiro a ser investido? Em uma organização sem bons fornecedores, que cumpram seus prazos e qualidade desejados? Em uma organização sem clientes? E em uma organização sem colaboradores? Jamais! Daí surge uma inquietação: qual seria o parceiro mais importante de uma organização? Qual deles têm exigido um maior cuidado e atenção por parte dos empresários?
Os estudiosos da área reforçam a constante necessidade de se investir nos colaboradores. Eles têm sido apontados como um dos parceiros que mais têm influenciado nos resultados organizacionais. Para o consultor Wellington Moreira, “é trágico notar que muitos empresários desejam ter pessoas criativas, mas não criam um ambiente de trabalho que permita as mínimas condições para que esta habilidade seja intensamente praticada e nem qualificam as pessoas para tanto. Programas de treinamento não podem ser vistos como custo operacional, mas um necessário investimento a fim de que a estratégia empresarial seja bem-sucedida.”
Sendo assim, focar na capacitação, investir na carreira, treinar, desenvolver, motivar, cuidar do clima organizacional, investir em qualidade de vida no trabalho, são algumas das atividades, que qualquer organização, independentemente do porte ou área de atuação, deveria repensar dentro dos seus processos organizacionais.
Portanto, invistam em PESSOAS. São os colaboradores que fazem as organizações funcionarem. Atrás de cada processo, cada venda, cada máquina, cada planilha, cada cliente, tem-se um colaborador, que precisa estar preparado e ter as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias para alcançar os objetivos planejados.
“A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender”. (Albino Teixeira)
Por: Michele Rodrigues – Mestre em Administração. Professora dos Cursos de Administração e Gestão de Empresas. Coordenação do MBA Gestão Empresarial e Desenvolvimento de Líderes.